segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

30 ANOS DE GARFIELD



O meu personagem de quadrinhos favorito está completando 30 anos. Garfield, esse gato felpudo, mal humorado e cheio de charme. A primeira tirinha que li dele foi na Folha e guardo comigo até hoje. Era assim. Segunda-feira detestável. Garfield está dormindo, acorda e vai até uma espécie de roleta onde há apenas duas inscrições, comer e dormir. Gira a roleta que, em seguida, pára em dormir e conclui: "Eu tinha razão", e volta para sua cama. Como adoro as duas coisas, comer e dormir, alguns dos meus amigos passaram a me identificar com ele. Tudo bem, não tenho aquela pança enorme, nem o meu humor chega a ser tão corrosivo, nem sou tão convencido, mas aceito como prova de carinho e admiração a ambos. Uma vez um deles até me recebeu em sua casa com a inscrição "Bem-vindo, Garfield" (foto), uma amiga que mora no interior também já desenhou um Garfield (foto) e me enviou por MSN. Achei o máximo. Saiu hoje uma entrevista bem interessante, na Folha, com Dim Davis, o criador do Garfield, que reproduzo aqui parcialmente.

Por que o sr. deu ao personagem o nome de seu avô?
Tinha seis anos quando meu avô Davis morreu, mas minhas lembranças dele são vívidas. Ele era um homem grande, com um colo imenso. Parecia ranzinza por fora, mas, por dentro, tinha um coração mole. Era assim que eu imaginava o Garfield. Ele é fanfarrão, mas, no fundo, é um bom gato.

Há muitos paralelos entre os personagens e as situações de "Garfield" e sua vida real? Sua personalidade entra na sua criação?
Eu me identifico particularmente com Jon Arbuckle, o dono do Garfield. Quando estou escrevendo [histórias] para Jon, tudo que preciso fazer é me lembrar de meus dias de namoro na época do colégio. Eu era o que mais levava foras! Sempre esperava até o último minuto antes de chamar alguma garota para sair, não tinha dinheiro para bancar um encontro de verdade. Mas, tudo bem, não dá para não gostar do Jon, porque ele sempre olha o lado positivo das coisas.

Como Garfield envelheceu à medida que o sr. envelhecia?
Há muito mais piadas sobre idade na tirinha. Garfield se dá conta de sua idade uma vez por ano, em seu aniversário, em 19/6. Assim como eu, ele fica progressivamente mais resmungão cada vez que ganha mais um ano. Garfield se recusa a crescer, e minha mulher diria o mesmo de mim.

Garfield é famoso por ser comilão e gordo. Com a obesidade se transformando em um grave problema de saúde nos EUA, o sr. passou a receber muitas reclamações?
Algumas, mas a maioria das pessoas perdoa os maus hábitos de Garfield porque ele é um gato. Recebi um telefonema de alguém que achava que o Garfield deveria fazer um vídeo de exercícios para compensar os maus hábitos. Garfield e exercícios, é forçar a barra.

Com que freqüência o sr. desenha? Planeja se aposentar?
Uma vez por mês me reúno com dois assistentes e trocamos idéias, rimos. Nos concentramos nisso por três ou quatro dias. Ainda escrevo os roteiros, mas tenho ajuda para desenhar. Não planejo me aposentar por ora.

2 comentários:

Unknown disse...

o garfield no seu. vc no meu.
depois passe lá!

Clarita - C disse...

Oiee..
nhaim, q lindooo! xD
A amiga do interior sou eu xD
Nossa, que surpresa boa! ^^

É tão bom termos amigos, assim, como você!