sábado, 17 de abril de 2010

POR UM RIO MAIS FELIZ


Minha singela, mas honestíssima homenagem à cidade do Rio de Janeiro, que se recupera do caos causado por aqueles dias quase intermináveis de chuva. Acho que todo mundo acompanhou aflito pela TV, internet, jornais e agora pelas revistas (aliás, achei bem “suspeita” aquela capa da Veja, mas esse é outro assunto). Como tenho muitos amigos cariocas e adoro a cidade, embora nunca tenha estado lá, sim, sou medroso, mas não deixo de admirá-la de longe, de pintá-la, de ler sobre, principalmente as descrições deliciosas nas obras de Machado de Assis, achei que seria uma forma bacana de levar um pouco de alegria a eles. Não é à toa também que pinto muitos São Sebastião (já se tornou um tema fetiche rs) e deixo até um aqui para espantar uma possível “mágoa de caboclo” rs. Daí o Gilson, um amigo querido deste humilde espaço, me cobrou ter mais trabalhos meus aqui, então segue um feito na ordem do dia. Em breve, aparecerei com uma série linda e vai ser uma grande surpresa. Já estou no ateliê a todo vapor. Escolhi a Leila Diniz para estampar a alegria e o “desbunde” tão característicos dos cariocas. O filme homônimo sobre ela, do Luiz Carlos Lacerda, é ótimo também. Recomendo. A Louise Cardoso está excelente no papel da atriz. Bem, que a Igreja não me crucifique por tê-la no lugar do Cristo Redentor, que, assim como o Carlos Heitor Cony, não acho lá uma maravilha de design. Enfim, vamos ajudar o Rio a ser mais feliz, né? Abração e ótimo final de semana.

12 comentários:

Paulo Henrique de Moura disse...

Lindo o texto xuxu! Lindo o quadro! Você precisa conhecer o Rio e a sua riqueza cultural. Tenho certeza que será inesquecível. Bjo

Marcos disse...

Cara, parabens pelo seu trabalho, é lindo! O Rio não é de assustar... o Rio é de encantar... o unico risco que você corre lá, é de se apaixonar e não querer sair mais de lá.
Abraço e vou seguir!

Unknown disse...

Sim, precisa mesmo conhecer esse lugar rico de cultura de cantos poesia e gente feliz, mesmo nos momentos mais turbulentos..opinião minha e sei que muitos discordam mas sinto apenas que esse lugar vai ser palco de uma copa e uma olimpiada tão desnecessarias..milhões que deveriam ser destinados a reflorestamento dos morros e moradias, ja o cristo meu querido agora ganhou na sua fase final de restauração uma pixação essa semana daqueles que insistem em ajudar a deixar o Rio ainda mais triste.. uma pena! pra ti meu abraço e carinho

Anônimo disse...

Grande Luis, está fantástico, você conseguiu traduzir várias partes turísticas do RJ numa forma harmonica, inclusive retratando uma possível estátua do cristo Redentor com a atriz por detrás do morro do Pão de Açucar. É claro que você retratou um RJ bem turístico, vc precisa vir aqui e presenciar a realidade mais de perto. Tenho certeza de que vai gostar. Fico no aguardo da nova série e claro que o São Sebastião está muito bom, posta os outos também.

Abração

Átila Goyaz disse...

Muito bom o seu trabalho, e EU quero ver mais aqui também! rs

Durante a semana eu fico em São Gonçalo para terminar o meu curso e estagiar, e eu presenciei tudo isso. Muito triste mesmo. O que eles mais precisam nesse momento é de ajuda.

Super Abraço!

Rafael Lopes disse...

Uma tragédia triste mesmo neh.

Enfim, que este povo se recupere logo.

Sumido vc heim
bom domingo
abraço

Cleyton Cabral disse...

Nova cara... =D

Anônimo disse...

Oii Littlee S.! xD

Linda sua homenagem! Está de parabéns :)
Que o Rio se recupere ;D

Ah, tbm nunca fui pra lá. Mas, não por medo (embora eu tenha tbm), mas pq nunca tive vontade mesmo, acredita?

Beijos
amo vc!

Anônimo disse...

Oi Luis, estou conhecendo teu blog hoje. Moro em Sampa mas sou do Paraná e tenho um amigo lá que é apaixonado pelo Rio, ja ate desfilou em escola de samba. Eu vou conhecer a cidade neste fim de semana em virtude da minha familia estar morando lá agora. Muito ansioso hehe

Um abraço e parabéns pelo blog.

Petro disse...

Em setembro vou ver o Rio passar por mim, quero sentar com Drummond, bater um papo e perguntar a ele pq não fez outros poemas de sete faces com menos pedras no meio do caminho. Ah, não faço questão de ver o cristo, mas se tiver tempo vou subir o morro para ver o mar de guanabara...

Parabéns...pelo texto e blog...muito bons!
Inté...

GilsonBicudo disse...

Luis,

Esse comentário só vai pra engrossar o coro de admiração pela foto: ficou bárbaro!!

A Leila Diniz como síntese do Rio caiu perfeito! Não me lembro dela quando viva (era muito pequeno quando ela morreu). Mas já vi alguns trabalhos dela e realmente ela carregava em si o "clima" do Rio.

Engrosso também o clamor pra vc, assim que poder, vá conhecer o Rio. E quando for, vá pela Rio-Santos, uma das estradas mais lindas do mundo.

Só adiciono que, além da beleza natural deslumbrante, do constante agito cultural e do charme das edificações, o Rio tem os cariocas, que sabem receber com receptividade, descontração e bom humor.

Não seu se entendi sobre o medo, mas de qualquer forma, diria que as maiores cenas de violência urbana que já vi aconteceram não no Rio, mas sim em São Paulo.

Um grande abraço
GB

(Gilson Bicudo)

BAU DO FAEL disse...

O Rio....ah o Rio....sou supeito pra falar...

Achei Leila Diniz muito apropriada, de braços abertos. Deixa ela assim enquanto estão dando uma geral no Cristo.

Abração