segunda-feira, 13 de julho de 2009

POPCORN


Passada mais que rápida para postar o release da minha exposição e pincelar um assunto ou outro, para não ficar tão em dívida por aqui. Continuo trabalhando a todo vapor, para tudo dar certo no dia 04/08. Mas não está sendo muito fácil com esse frio todo. Há momentos em que só penso em dormir, dormir e dormir. Mas, enquanto o dia da expo não chega, sigo com a minha deliciosa rotina de operário padrão.

Assisti, na semana passada, a um filme excelente, “Morte em Veneza”, de Luchino Visconti, baseado no livro homônimo de Thomas Mann. Gostei tanto que pretendo assisti-lo mais vezes. Sem estragar a surpresa de quem pretende fazer o mesmo, o filme gira em torno da “força destruidora da beleza”. Artistas, em geral, devem se identificar bastante com ele.

Como adoro revistas, não poderia deixar de indicar também dois títulos bem diferentes que chegaram às minhas mãos, “Brasileiros” e “+Soma”. A primeira lembra um pouco a “Senhor”, com aquelas entrevistas intermináveis, imagens sofisticadas, etc. Para ser completa, bastaria um espaço dedicado à ficção. A segunda é mais underground, porém muito bem cuidada, com entrevistas bem interessantes, muita arte urbana e provocações. Há também um espaço para quem quiser colaborar com a sua arte. Consegui a minha na Galeria Mônica Filgueiras, a distribuição é gratuita. Aliás, lá, está acontecendo uma ótima exposição de esculturas do Florian Raiss, que conheci momentos antes, num athelier de cerâmica em Pinheiros.

“Som e Fúria” ainda não me pegou, mas vamos aguardar os próximos capítulos.

Segue o release, para vocês irem se inteirando com a minha exposição, depois volto com algumas imagens dos quadros também. Abração!!! E a vida segue gelada por aqui.
______________
POPCORN
Exposição de Luis Fabiano Teixeira, de 04 a 23 de agosto de 2009.
Abertura: terça feira, 04 de agosto de 2009, às 19h30.
Pizzaria Piola
Rua Timbiras, 17
Gonzaga - Santos

O livro “Mitologias” do semiólogo francês Roland Barthes foi a inspiração para POPCORN, a primeira individual do versátil artista Luis Fabiano Teixeira.

A exposição apresenta clássicos da iconografia pop, como James Dean, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Pelé e Gisele Bündchen, mas não se atém apenas a eles, há também referências às obras de Clarice Lispector, Cartola, Vicente de Carvalho, entre outros. Vinte obras que nos convidam a pensar na forma imperativa de significação da imagem.

“O que me fascina na Pop Art e na arte urbana, de modo geral, é o apelo imediato de identificação, é a verdadeira arte para todos” – explica o artista.

Destacam-se também os quadros provocativos e bem humorados sobre o universo das celebridades. “Não dá pra imaginar Pop Art sem humor”, argumenta. Ele também confirma o seu olhar atento a questões sociais, ao ilustrar na obra “No Racism” uma homenagem a Lorraine Nesane, garota sul-africana que foi pintada de branco, aos 15 anos, depois de ser acusada de furto em loja de Louis Trichardt, cidade ao norte da África do Sul, em agosto de 2000. “Não quis usar o branco, que é tão marcante em meu trabalho, em sinal de protesto mesmo. A diversidade de cores simboliza pra mim um mundo sem intolerância e no qual eu acredito”, conclui.

POPCORN é uma alegria para os olhos, mas não é só isso, basta conferir.

4 comentários:

O VIADO E A TRANSGRESSÃO POÉTICA disse...

Luis,
Bom, evidentemente, irei na sua exposição e aproveitarei, claro, para comer pizzas.... risos...
"Morte em Veneza" jé esteve em primeiro lugar entre os filmes da minha vida, foi mistura de gênios, rara: Mann, Visconti e a soberba música de Mahler... basta o filme começar( Já vi umas dez vezes) e eu começo a chorar... fora o trabalho magnífico da Silvana Mangano...
Enfim, gostos parecidos nossos...
Sucesso,
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br

Larita disse...

Oi meu lindo! ^^

Acredita que eu assisti um episódio só de Som e Fúria? Gostei do que assisti. Mas, um episódio só não é o suficiente pra falar da minissérie. =/

Morte em Veneza? hmmm
vou procurar aqui ;)


Sobre sua expo..
To tão ansiosa, qro tanto ir! ^^
tomara q eu consiga.. :)
Já deu td certo pra vc!!


Beijos!
amo vc!
Fica com Jesus

[Farelos e Sílabas] disse...

...

Meu Lu, amigo pincelado nos matizes dos caminhos virtuais pra bem perto da palavra afeto. Saudades. Das grandes. Daquelas inteiras. Das que sobressaídas. Das falantes lembrança a dentro. Feliz. Porque “Porpcorn”! Porque o trabalho te consome nas inspira-AÇÕES no cio! Porque as letras se amontoam em fatos deliciosos.

Hummm...

Cruzarei os dedos como escoteiro, não pra fazer juramento. É desejo bom mesmo. Sorte. Sucesso. Não preciso vestir a palavra com o significado que dou ao sucesso (não o efêmero). Que a colheita lhe traga bons frutos. Talento já tens!

Ah, se viesse para o Rio...

[Pensamentos]

[Private wishes]

“Morte em Veneza”. Os desarranjos que a estética provoca (e invoca). Fiquei curioso com a “dica”. A beleza vira trator na mínima distração de quem tiver com as mãos ao voltante... Esmaga. Acaba. O que resta?

Um caminho longo pra dentro do meu abraço lançado sobre os braços teus. Meu último desejo no texto!

Negrito: no texto!

...

Isis disse...

Olá!
Aqui estou com lágrimas nos olhos e muito feliz por você!! Feliz por saber que agora o mundo conhecerá a pessoa talentosa que você é! Parabéns! Estarei lá! Quanto a morte de Michael jackson, estou triste até agora, li o que você escreveu e fique tocada com o carinho e respeito que você se referiu a mim...obrigada! Graças a você ainda sinto ânimo na minha jotnada... Sucesso...Deus te Abençoe! Beijos!