quarta-feira, 28 de maio de 2008

NOTAS, NOTINHAS E IRRELEVÂNCIAS

Fiquei muito triste com a morte da escritora Zélia Gattai, por quem tinha um grande apresso. Sem dúvida ela está agora na companhia do marido, o escritor Jorge Amado, porque aqueles dois nasceram um para o outro.

E a nota dos alunos do ensino médio do estado de São Paulo, hein? Um pontinho e alguma coisa. Que fiasco! Eu que já fui romântico e lecionei em escola pública sei o quanto a relação que os alunos têm com a escola é complicada e o quanto existe de descaso dos pais com a educação dos seus filhos. Sem contar o corpo docente que, de modo geral, não quer saber de muita coisa. Ou melhor, quer, sim: do salário baixo, dos adicionais, das férias, dos feriados e da aposentadoria. O sonho do professor de escola pública é a aposentadoria. Não os culpo totalmente, porque as condições de trabalho são horríveis.

E por que não existe uma campanha eficiente de incentivo à leitura, no Brasil? A última do Governo Federal, que eu me lembre, foi “fictícia”. Quem é que lê “O Guarani”, na academia, pelo amor de Deus? Se um dia encontrar alguém que faça isso, dou-lhe um beijo na boca. Falando sério. Por que nas novelas não aparecem também jovens lendo? Eles nunca lêem. Tudo bem, alguma cena em “Ciranda de Pedra” e “7 Pecados”. Só. Eu quero ver o Reinaldo Gianecchini lendo um livro na TV. É pedir muito? Essa vai ser a minha campanha daqui pra frente. Vou sugerir aos meus amigos autores de novela. Leia, Giane! Leia!

Nessa mesma leva encontram-se os programas de literatura da TV. Não há um sequer a que se consiga assistir até o final, tamanho o pedantismo. Os diretores desses programas deveriam se mirar nos “Cadernos de Literatura Brasileira” do Instituto Moreira Salles. Explorar mais imagens, entrevistas com os escritores, curiosidades da vida deles e da criação dos seus livros. É isso que chama atenção e seduz o leitor. Mas, não, preferem sempre tratar o assunto com frescura. Fazer o quê?

“É melhor ver seu filho no colo de outro, do que jazendo no seu próprio colo”. Com estas comoventes palavras a ex-ministra do meio ambiente Marina Silva se despediu da sua pasta e foi com ela o que restava da minha esperança neste governo. E o presidente Lula com aqueles seus trocadilhos de balcão de padaria...

No mundo, há pessoas que nasceram para ser belas e pessoas que nasceram para ser inteligentes. E há também aquelas que não podendo ser uma coisa nem outra são apenas infelizes. Isso me veio, assim, numa golfada.

E vocês já leram os blogs dos artistas? Um ou outro vale a pena, mas, no geral, é pura falta do que dizer. Sem contar os tropeços na língua. Já li na apresentação de um deles o termo “fazem anos”. Onde está a qualidade ortográfica, hein? Aproveito o gancho para dizer que ainda não tenho opinião formada a respeito do novo acordo ortográfico entre os países de língua portuguesa. A imprensa também pouco tem ajudado a esclarecer a mudança, que já se dá como certa.

Adorando tirar fotos em P&B.