terça-feira, 10 de abril de 2012

REPUBLICA DOS SEM LEITORES

Nao estou no Facebook. Lendo um livro.

Ha alguns dias, saiu na imprensa uma pesquisa do Ibope apontando que metade dos brasileiros nao gosta de ler. Os entrevistados reconhecem que a leitura e importante para o desenvolvimento intelectual, profissional e academico, mas preferem outros programas como assistir a TV e acessar a internet. Trocando em miudos: nao gostam e pronto. Quando vi os numeros, entrei em panico. Vejam bem, nessa pesquisa, foi considerado leitor apenas aqueles que leram um unico livro, nos ultimos tres meses anteriores as entrevistas, mas, ainda assim, apenas 47% responderam afirmativamente: “Sim, eu li um livro nesse periodo”. E ou nao e motivo de preocupacao? Que o brasileiro nao goste de ler, isso nao chega a ser nenhuma novidade, mas continuar insistindo no erro, batendo na tecla de que se trata de uma questao socio-cultural como justificou (?) Maria Antonieta Cunha, diretora do programa do Livro Leitura e Literatura do Minc – “A questao e que nos nao temos a leitura como um valor social” – pra mim, ja e um pouco demais.
Muitas pessoas escolhem a ecologia, os animais, os flagelados da Africa, os soropositivos, enfim, nao faltam ao mundo e, sobretudo ao Brasil, boas acoes para se defender ou apoiar, mas eu escolhi essa bandeira, lutar por um pais leitor, porque tenho certeza absoluta de que, se tivessemos um povo mais culto, muitas coisas seriam diferente. Onde ja se viu, por exemplo, eleger um deputado federal que nunca ficou claro se realmente e alfabetizado ou nao? Nao se trata de preconceito, longe disso, mas nunca engoli o Tiririca no Congresso. Pronto, falei. Sem contar o principal: a Educacao no Brasil, que ja era capenga, passou a ser camuflada com varios projetos assistencialistas-bons-de-voto, que apenas empurram a sujeira pra debaixo do tapete. Uma vergonha. E por essas e outras que Thor (19 anos), o filho mais velho do empresario Eike Batista, se gabou ao dizer que o unico livro que leu ate o final foi a biografia do proprio pai. Grave. Se a elite brasileira ja e considerada preguicosa culturalmente, imagina o que vem pela frente.
As iniciativas para o crescimento da leitura, no Brasil, nunca deram certo porque falta vontade politica e a iniciativa privada, que poderia fazer alguma diferenca, ou prefere aderir a outras causas ou nao estao nem ai mesmo. Ha dois anos, mantenho o Amigo Leitor, um blog bem despretensioso sobre o prazer de ler, nao e sobre literatura e muito menos fechado aos apaixonados por livros, e um blog para todos, onde coleciono depoimentos diversos e iniciativas que promovem a leitura. Mesmo com textos curtos e leves, o blog nao emplaca, mas eu nao desisto desse projeto e ainda pretendo amplia-lo, quando chegar ao Brasil. Cada um tem que fazer a sua parte, nao tem outro jeito. A TV, por exemplo, poderia ajudar nessa empreitada, mas sao raros os autores de novelas e diretores de programas que compram a ideia. O fato de um livro pertencer a uma editora X ou Y o impede de aparecer na novela das oito – o que e uma grande mesquinharia, vamos combinar. Mas ainda bem que nem tudo esta perdido. Muito recentemente, o Esquenta, da TV Globo, lancou a sua biblioteca itineraria, uma iniciativa louvavel, sobretudo porque e um programa que fala direto as camadas mais populares. Na TV Brasil, do Rio de Janeiro, existe um outro programa muito bom tambem chamado De La Pra Ca (os videos estao todos na rede, muito bem realizados e com personagens bem interessantes. Ja assisti a quase todos.), mas, por outro lado, a TV Cultura, que ja foi referencia no assunto, com o seu Entrelinhas nao conseguiu aproximar os livros dos telespectadores, porque errou ao apostar numa linguagem “cult”, apenas para "entendidos". Livro e pra ser visto como alimento, deveria estar na cesta basica de todo mundo, ser motivo de conversa no boteco, estar por todos os lados, as criancas deveriam brincar com eles, mas ainda existe essa mentalidade besta de ver o livro como objeto de decoracao, como o opium de poucos afortunados. Sim, livro novo e caro, mas com mais leitores os precos cairiam bastante e tambem existem outras formas de conseguir livros baratos: em sebos, mercado de pulgas, sites como o Mercado Livre, etc. So nao le, mesmo, quem nao quer. Falta de tempo? Sai um pouco do Facebook, oras. Desabafei.
P.S. Para comemorar os 5 anos do Blog, resolvi dar uma reformada na casa. Espero que voces gostem do novo visual.


Postado por Luis Fabiano Teixeira COMENTARIOS

4 comentários:

Raphael Martins disse...

Ainda tenho certa resistência e preguiça em ler. Depois de comentar aqui acho que vou pegar um bom livro e ler. Mas acho que hoje em dia só não lê quem não quer. Os livros estão com um preço bem mais em conta e há downloads pela internet de graça. É só procurar né? Aquele Abraço !

Tiago Cardoso disse...

Por muita insistência desse meu amigo leitor, eu vou, ao meu tempo, lendo mais.... e quem sabe algum dia vou ser tão apaixonado por livros como nunca pensei q pudesse ser... se eu não ficar cego antes... Aquele Abraço! tbm kkkkk

Angélica Oliveira disse...

amigo....como faço para apoiar tua causa? Desde criança tenho o hábito de ler e sou do tipo de pessoa que olha torto para quem fala: " ai não gosto de ler!". Eu presenteio meus amigos com livros. Faço qualquer coisa para incentivar a leitura.
Eu me surpreendi e muito quando eu cheguei aqui, e via 90% das pessoas no metrô de Barcelona com seus livrinhos nas mãos. Todo mundo lê!!
Eu confesso que minha coleção de livros aqui é bem maior que a minha coleção brasuca, pelo fato de que no Brasil livro é caro (ou eu sou muito pobre... não sei...rs), então muita gente não lê por isso também. E as bibliotecas...nem menciono que no nosso querido (not) amado (not) Guarujá, nem tem biblioteca....e acho que nem livraria decente né? Fica complicado...
E eu, vergonhosamente, peço perdão pois não conhecia teu outro blog. Já estou corrigindo esse erro!
Beijos

GilsonBicudo disse...

Leitura é hábito. Se adquire com os exemplos em casa ou se aprende o gosto na escola. É preciso implodir nosso sistema educacional e recomeçar do zero. Não adianta pintar as paredes e colocar lousas novas: o principal continua lá, ou seja, uma escola que não ensina e aliena os jovens das verdadeiras conquistas humanas na área do conhecimento. Nosso projeto lulista de desenvolvimento é tornar a população cada vez mais consumista e rasa. Leitura? Cultura? Pra quê?