sábado, 3 de outubro de 2009

FELICIDADE CARIOCA



O Rio é Copacabana cheia
É a garota de Ipanema na areia
É o carioca alegre e festeiro
É o mar cantado em verso e prosa.

O Rio é Cartola e suas rosas mudas
É a Rocinha
É a tragédia e a volta por cima
É a música de Tom, Vinicius e Pixinguinha.

Que me perdoem os meus amigos poetas, mas hoje até eu me permito escrever versinhos simpáticos sobre o Rio de Janeiro. Tá na ordem do dia, o Rio será a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Parabéns à cidade e ao Brasil por essa conquista. Acho importante para o país, mas não vou alimentar maiores euforias. Sempre gostei do Rio, tenho amigos preciosos lá, mas também não dá pra fechar os olhos e imaginar que até 2016 viveremos de carnaval. Não vejo outra cidade brasileira com potencial pra sediar um evento esportivo desse porte, mas muita coisa precisa ser feita. Não vamos esquecer aqueles momentos tensos que antecederam ao Pan, quando as obras não se concluíam, com histórias de superfaturamento, etc. Mas, por ora, não quero ser pessimista, prefiro torcer para que tudo dê certo, sobretudo com planejamento, transparência, competência, segurança e também sustentabilidade. O vídeo feito pelo Fernando Meirelles é lindo, à altura da beleza da cidade. Quem não viu ainda vale a pena procurar na internet. Acho que boa parte dessa conquista deve-se a ele também, porque acredito que aquelas imagens, que traduzem tão bem o espírito carioca de ser, tocaram tanto quanto o discurso do presidente Lula. Aliás, nunca as metáforas futebolísticas do nosso presidente estiveram em total acordo com o momento. Fico feliz até pelo escritor Machado de Assis que, a essa altura, deve estar com um sorriso de orelha a orelha. Talvez agora a Secretaria de Turismo da cidade tire do papel o esperado roteiro ilustrado com passagens dos personagens machadianos por ruas, praças, praias e outros cenários do Rio, onde o Bruxo do Cosme Velho passou a sua vida inteira. Gostei da cobertura das TVs e da repercussão no Twitter, fez toda diferença mesmo, tanto que nos Estados Unidos fala-se que Chicago não levou a melhor porque não houve envolvimento da mídia. Achei bacana a cobertura da Globo News e da TV Record. Em geral, apresentadores e repórteres não sabiam se repercutiam a notícia ou se caíam no samba. Na dúvida, fizeram as duas coisas. Vou ficando por aqui com a minha felicidade "carioca", mas já pensando em malhar pra não fazer feio em 2016 rs. Obrigadão a todos pelos gentis comentários sobre o layout novo do blog. Abração!

7 comentários:

@JayWaider disse...

Oi Luis,
Pois é, eu queria ter dito no comentário anterior que o layout ficou muito bonito e tals... me escapou...
E ficou bonito seus versos...
A nossa mídia fez bem o seu papel, o Lula tb fez a parte dele e todo mundo se envolveu bem e com muita paixão... Enquantos muitos insistem em ver só o lado negativo disso tudo e quero ver só as vantagens e as coisa boas... O Brasil merece!
Parabéns ao Rio! Viva o Brasil...
Abraço e bom finde
Jay

Anônimo disse...

Oi Luis!
Obrigada pela visita e não deixe de conhecer meu outro blog:vivereafinaroinstrumento.blogspot.com.
Volte sempre.
bjs.

Rafael Lopes disse...

Grande conquista da bela Rio de Janeiro.

Estou feliz, quero estar lá em 2016, se assim Deus permitir, rss

Apareça sumido
add msn

rafaelopes@hotmail.com

abraço

Anônimo disse...

Fabiano

Excelente comentários acerca da Cidade Maravilhos, hoje estamos na euforia, mas temos que ter claro na mente que todas as ações para atender a infraestrutura necessária deve ser feita conjuntamente com várias mudanças importantes para o povo, principalmente os mais carentes.
Hoje temos vivido uma fase política bem mais sustentável do que nos últimos anos, existe um grande envolvimento entre Governador e Prefeito na busca de melhoras em todas as áreas e estas já estão sendo vistas concretamente e existem várias outras que estão caminhando a todo o vapor, e todas elas tem a preocupação com o nosso potencial turístico, mas principalmente em todos os projetos vejo uma preocupação com os menos favorecido. Vamos torcer que tudo isso perdure até 2016 e possamos realmente ver uma cidade mais limpa, mais segura e com mais dignidade.

Abraços saudosos, apreça.

@JayWaider disse...

Amigo,
Indicamos um selo no nosso blog pra vc. Não sei se curte colocar selos no blog. De qualquer forma, veja lá é o selo >>Vc me surpreendeu<< No.13, está escrito porque te indiquei. Abraço, bom domingo. Boa semana!

Pâmela disse...

Ola valeu pela presença no meu blog, ficou feliz =)

belo texto heim...
agora rio nas olimpiadas de 2016...

rs

bjao

Anônimo disse...

Perfeito seu versinho sobre o Rio! \o/
Fiquei feliz não pelo o Rio em si, mas pelo Brasil. Tava na hora de algo assim por aqui :) [sempre quis ir numa olímpiada, agora tenho chances ^^]

Triste agora é ver as notícias que tem saído sobre lá..e ver jornais de fora dizendo: será que até 2016 o Rio resolve seu problema da violência? e bla bla bla.

É ter esperança que sim!

Mas até lá, é fazer o q vc falou: malhar pra não fazer feio! hehe

beijoos
AMOOO!