sexta-feira, 10 de outubro de 2008

ENFIM, A PRIMAVERA


E a primavera despontou gelada por aqui. Depois de uma semana de muito frio, hoje o sol voltou a raiar soberano. Vários quadros em andamento. Ultimamente tenho tido essa compulsão pelo meu trabalho. Não me importo se, para alguns, o que faço é apenas uma “cadelagem”. Não sei também exatamente se isso é uma influência de Tchekhov (“O homem deve trabalhar, trabalhar até a última gota de seu suor...”) ou apenas uma vontade sobre-humana de me fazer existir, o fato é que tenho produzido algumas coisas bem interessantes e apenas isso me faz bem. Foram freqüentes perguntas sobre o meu estado de espírito, nos últimos dias, no que respondi com um simples: “Vou levando”. No entanto, nada é melhor nesses momentos tumultuados, de indecisões, do que contar com a palavra ou apenas o conforto da presença de um verdadeiro amigo. As pessoas que me têm sido fiéis nessas gélidas primaveras sabem do que estou falando.

Aproveito para recomendar logo duas biografias da Coleção Aplauso, como já havia prometido.

Luiz Carlos Lacerda – Prazer & Cinema: Já havia assistido a alguns filmes dele no Canal Brasil, mas o que me motivou mesmo foi o fato de saber que ele foi amigo pessoal da Clarice Lispector e do escritor Lúcio Cardoso. Esperava encontrar um capítulo inteiro dedicado a essas amizades, mas me decepcionei. Elas até são mencionadas, mas sem nenhum tratamento VIP. De qualquer forma, vale a pena a leitura porque o Bigode, como ele é mais conhecido, tem histórias incríveis e bastante divertidas. Ao saber que um dos seus projetos é filmar “Boca de Fogo”, longa inspirado no romance Bom-Crioulo e que também adaptei recentemente para o teatro, iniciamos uma troca profícua de e-mails, o que demonstra a generosidade desse cineasta tão aberto a diálogos e novas idéias. Tive a oportunidade de ler o seu roteiro e também opinar a respeito. Valeu pela confiança, Bigo.

Guilherme de Almeida Prado – Um Cineasta Cinéfilo: Meu primeiro contato com a obra do Guilherme de Almeida Prado foi por meio de uma reportagem que saiu numa VOGUE de 1988 que comprei num sebo, há dois anos. A matéria o reverenciava pelo seu êxito no Festival de Gramado daquele ano, com o filme “A Dama do Cine Shanghai”. Em dezembro último, comprei outra revista onde ele estava promovendo o seu filme mais recente “Onde Andará Dulce Veiga?”, baseado no ótimo livro homônimo do Caio Fernando Abreu e que li no último ano da faculdade e adorei. Resolvi, então, apostar na sua história de vida e, para minha surpresa, a biografia dele é recheada de histórias ótimas; pouco divertidas, é verdade, mas onde pude aprender muito sobre o fazer cinema, já que o cineasta é visto como um dos mais disciplinados, sofisticados e inteligentes do meio.



Fui até a Galeria Melissa, na Oscar Freire, com o meu amigo Josué para ver a exposição Rodolpho Parigi Models (foto). Gostei bastante das telas. Apesar de conhecer o trabalho dele muito recentemente, estava ansioso para conferir tudo de perto. É uma arte para divertir os olhos, arte para todos, sem a preocupação de ser telegráfica, panfletária, conceitual. Os seus quadros são bastante coloridos e têm como base imagens de modelos famosas, extraídas de revistas de moda. Percebi um certo diálogo entre a pintura dele e a do chinês Chen Shaofeng que esteve na Bienal de 2004 expondo aqueles quadrinhos com rostos de camponeses. Já saiu de cartaz, mas segundo me informou o próprio artista pelo Orkut, em breve terá trabalho dele no Paço das Artes, em Sampa. É só conferir.

Já postei o primeiro capítulo de “OS EGONAUTAS”, uma espécie de série criada para o blog sobre a influência da internet na vida de três jovens, Cadu, Fernando e Martinha. A idéia é escrever o máximo com o mínimo, mas também com muito humor, captando as novidades, os costumes, os comportamentos, os vícios, etc. Na verdade, a minha intenção é que ela seja um embrião para a linguagem da webnovela. Promete muita emoção daqui pra frente. Vamos apostar nessa idéia.

Chega, né? Já escrevi pencas e tenho que acordar cedo pra viajar. E a vida tem que seguir!!!

0 comentários: