segunda-feira, 2 de junho de 2008

AO NOVO IMORTAL DA APL

Deixo aqui registrado os meus cumprimentos a um amigo muito querido, Walcyr Carrasco, o mais novo membro da Academia Paulista de Letras. Tenho uma grande admiração pelo Walcyr. Talvez nem ele saiba, mas, em momentos bem difíceis, de indecisões, ele já me deu conselhos primorosos. Tenho vários livros dele, mas, para quem quer trilhar o caminho das letras, recomendo mesmo o ótimo “Em busca de um sonho”. É o próprio autor que narra daquela sua forma livre e despretensiosa, mas também cheia de humor, a sua trajetória de vida. Há momentos emocionantes. Há uma crônica dele que saiu, na Vejinha de 1º de outubro de 2003, chamada “Minha vocação”, de cujo texto gosto muito. O final diz assim: “Como será o mundo de amanhã? O grande negócio é escolher o que se gosta. Quando a gente gosta do que faz, pode ser até pavoroso. Mas insiste. Acaba aprendendo. Quando a gente gosta, tem mais chance de dar certo. Foi isso que aprendi na vida. Foi assim que me tornei escritor”. Walcyr, parabéns!

A CIDADE E AS ROSAS




Comentário do Rick sobre esta última foto.


...Parece-me imagem poética retirada dos filmes transcendentais de Ingmar Bergman (pra não falar de Alfred Hitchcock). Por outro lado, a imagem exala por si o “palavrar” de Pessoa. Prefiro-o ao Bergman pela maior densidade literária, mas não faço disso uma comparação. São incomparáveis. Únicos. Ambos. E a imagem captada me lembra os versos tristes de Pessoa: “Bóiam farrapos de sombra em torno ao que não sei ser. É todo um céu que se escombra sem me o deixar entrever.” Eu li a imagem como quem lê um verso enevoado. Obrigado pela sensibilidade!...


Valeu, amigão!

UM GIRO EM SÃO PAULO


Estive neste fim de semana em São Paulo. Frio de 14º. Mal consegui sair do carro, mas, mesmo assim, captei imagens incríveis da cidade e seus personagens anônimos. As fotos estão fazendo um grande sucesso no meu perfil do Orkut. Até vou postar aqui um dos comentários, o do meu amigo carioca Rick, o qual só conheço pela internet, mas que demonstra ser uma pessoa iluminada. Rick, obrigado pelo carinho de sempre.

E o estilista Yves Saint Laurent morre, aos 71 anos, em Paris. Li há uns dois anos a biografia dele. Com Christian Dior, Chanel e Balenciaga, o estilista completou os quatro pilares definitivos da moda. Aos 21 anos, YSL sucedeu o pai do new look à frente da maison Dior e, desde então, a moda nunca mais foi a mesma. Mas, ao mesmo tempo em que conhecia o apogeu, sendo ovacionado pela crítica e pelos consumidores de suas criações, vivia interiormente um inferno astral. Tímido, alcólatra... O mito e o ser humano se encontram em “Yves Saint Laurent”, de Laurence Benaïm, um relato detalhado da vida e da obra do estilista. O autor, jornalista e colaborador da Vogue e do Le Monde, não se atém apenas à vida de Saint Laurent e traça também um rico perfil do seu tempo. Recomendo. Vamos sentir saudades!