segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CHOVE LA FORA E AQUI...





Faz um tempinho que nao posto nada no Blog e confesso que e por pura falta de vontade mesmo, muito tambem pelo fato de que aqui na Holanda nao acontece nada de tao extraordinario assim e depois ficar escrevendo sobre a crise economica na Europa ou a saida novelesca da Fatima Bernardes do JN, convenhamos, nao da! O fato e que ontem fui dormir cedo e hoje acordei de madrugada, vi o Blog paradao e resolvi passar a limpo as ultimas “grandes” novidades desse finalzinho de outono gelado por aqui. Pra comecar, faz dois meses que praticamente me mudei para um atelier no Westerpark, um bairro bem tranquilo e repleto de studios e artistas, aqui de Amsterdam. Foi la que desenvolvi uma serie de colagens chamada Ecstasy of the Sacred (Extase do Sagrado), inspirada em obras barrocas ou renassentistas e cujo objetivo e mesmo renunciar ao discurso de poder dessas imagens religiosas. Eu ja postei algumas imagens no meu Flickr, mas estou tentando registrar em video como foi o processo desse trabalho e postarei aqui em breve. O que eu posso dizer de mais urgente sobre ele e que me deu muito prazer te-lo feito. Primeiro por produzir arte fora do meu pais (mesmo sem nenhuma previsao de expor esses trabalhos aqui) e tambem por ter feito tudo com uma certa dose de sacrificio, o que no final das contas sempre e mais gostoso.

Com algum esforco, assisti a duas exposicoes de arte contemporanea e que realmente valeram a pena. So. Depois de anos sendo sustentados pelo governo e acomodados, varios artistas daqui estao desesperados com os cortes dessa especie de Bolsa Artista. Muitos tem deixado o pais rumo aos lugares mais promissores (China, Brasil, Alemanha, Belgica...). Nao ficarei nada surpreso se em breve ouvir falar que alguns deles estao em Sao Paulo. Bem, se a arte contemporanea daqui nao chega aos pes do que produzimos no Brasil, por outro lado os museus dedicados aos artistas consagrados como Rembrandt, Vermeere e Van Gogh vivem lotados. De todos eles o que mais me interessa e o Van Gohg, que conheci com minhas amigas Angelica e Sandra, numa tarde deliciosa. Foi um dos passeios mais bacanas que ja fiz na cidade. A companhia agradavel e os altos papos com direito a defesa apaixonada de nossas obras favoritas fizeram toda diferenca. Eu sou completamente apaixonado pelas pinturas de Van Gohg e O Quarto em Arles e a minha favorita. Fiquei um tempao admirando a obra. Depois saimos pela cidade, sob garoa, eu ciceroneando a minha amiga Angelica, que mora na Espanha e nao conhecia a cidade; no final fomos parar num coffeeshop, programa quase obrigatorio para quem visita a cidade pela primeira vez. Apesar de nao usar drogas, o que choca algumas pessoas, acho ate positiva essa liberdade que eles tem aqui. Nunca presenciei uma briga ou coisa do genero, tudo e questao de educacao mesmo.

Tive a oportunidade de ajudar tambem um DJ brasileiro que esta comecando a estourar por aqui, Alex Molinardi, na realizacao de um video promocional de uma festa que aconteceu no ultimo final de semana, a VORTEX. O som dele e bem gostoso, com um perfume retro, e o conceito da festa era unir as varias tribos da cidade, me lembrou bastante as festas do Gloria em Sao Paulo e me diverti muito. Tenho a impressao de que o video esta se tornando a grande novidade do momento entre os moderninhos de Amsterdam. Assisti a varios bem interessantes e alguns com ideias bem simples. E por falar em video, qual nao foi a minha surpresa de chegar aqui e receber a noticia de que aquele meu curta Beijo de Novela fechou o ano com participacao em 6 festivais! So fiquei ainda mais estimulado a produzir outros curtas no ano que vem. Agora vou ficando por aqui, mas espero que estejam todos bem no Brasil e a saudade continua gigante. Abracao!

4 comentários:

Luiz Faorlin disse...

Luiz, já desconfiava que vc tinha se mudado de vez pra ai, pois ultimamente só via vc em fotos muito européias...agora li seu blog e vi algumas fotos. Meu...que bacana! Muito legal hein...espero que encontre ai muita inspiração, muita oportunidade e expanda sua experiência...se eu passar por essas bandas em 2012 quero te ver! Boa sorte e um abraço!

Anônimo disse...

Putz Luis, que sensacional, primeiro por você estar se realizando na Holanda tomando um banho de arte, depois pelo seu curta estar bem na fita.
É bom estar aqui e ler um pouquinho de você e aprender mais sobre arte.
Gostei muito do nov São Sebastião no Blog. Manda o endereço do seu flirk para que eu possa ver suas obras.
Perdi o Momentos Compartilhados e agora estou nesse novo Blog.
Aparece lá, muitas saudades.

Abs

Gilson

Anônimo disse...

Luis

Não poderia deixar de passar aqui hoje para deixar registrado o quanto tem sido bom compartilhar com você tanta cultura e tanta arte bonita nesses três anos, desde o perdido blog Momentos Compartilhados como nesse novo agora.

Você é uma pessoa especial que ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente, mas desejo que neste Natal na Holanda vc possa ter muita paz e que em 2012 sua inspiração continue vive e ardente como sempre é.

Um abraço bem grande, te admiro muito.

Gilson

Ro Fers disse...

Bacana as fotos.... Parabéns, pois tu demonstra muita cultura, coisa rara nos dias de hoje...
Putz! Sou fascinado por DJs, admiro muito o trabalho deles, que bom que tu ajudou-o.
Boas festas!!!